Conheça a nossa Equipe

GRUPO DE APOIO A PACIENTES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA “AMIGAS DO PEITO” – Presidente Prudente / SP.

Fundado em abril de 1996, por uma equipe de profissionais de diferentes áreas de atuação, mas com um objetivo comum, ou seja, desenvolver um trabalho ético e humanístico, em benefício das mulheres com câncer de mama. Esta equipe era formada por médica, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, médica física, pedagoga e duas auxiliares gerais; profissionais estes que mantinham um compromisso pessoal e profissional com esta causa.
As primeiras reuniões deste grupo destinaram-se ao planejamento das atividades e capacitação dos profissionais.
Inicialmente, foi denominado “Grupo de Apoio a Pacientes Portadoras de Câncer de Mama”, posteriormente, ou seja, em 1998, esta denominação foi complementada com o termo “Amigas do Peito”, que passou a ser seu nome fantasia, época em que foi criada também a logomarca do grupo.

No início de suas atividades, como não dispunha de sede e nem de recurso financeiro, contou com o valiosíssimo apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, cedendo o espaço físico da Casa de Apoio, onde eram realizadas as reuniões mensais com as pacientes. Hoje tem sua sede instalada em imóvel alugado situado à rua Dr. Gurgel, número 1202, Centro de Presidente Prudente, próxima a Av. Washington Luiz.

O Grupo “Amigo do Peito” tem por finalidade maior proporcionar bem estar psico-social, através da reabilitação da paciente no seu meio familiar profissional e social, resgatando principalmente, seus valores, tentando amenizar com carinho, amizade, companheirismo, e cumplicidade as dores e o sofrimento que acompanham a doença e o tratamento.

As pacientes são encaminhadas ao Grupo através de iniciativas particulares ou pelas unidades de saúde do município de Presidente Prudente e da Região.

Em dezembro de 1999, o Grupo “Amigas do Peito”, filiou-se ao Movimento Internacional Reach to Recovery, com sede na Suécia, e que presta atendimento as pacientes com câncer de mama em mais de vinte países. Para formalizar esta filiação, compareceu aqui em Presidente Prudente, a representante do Movimento no Brasil a Srª. Maria Antonieta Bandiero, juntamente com sua equipe, sediada em São Paulo, fazendo um treinamento, repassando toda metodologia do referido Movimento para um grupo selecionado de pacientes, interessadas em reproduzir o referido trabalho.

Realiza reuniões mensais abertas a todas as pacientes, com cunho informativo, educativo e recreacional. Através da colaboração de profissionais liberais recebem também atendimento psicológico e nutricional. Participa também, através de parceria, em campanhas de prevenção de câncer de mama.

Em novembro de 2001, foi eleita a primeira Diretoria Executiva, aprovado o seu Estatuto e recebendo o Certificado de Personalidade Jurídica. Até esta data o Grupo foi administrado por uma mesa diretora, sem as formalidades legais. A primeira presidente eleita foi a médica mastologista Drª Maria Assunção de Azevedo Guedes.

Através do empenho da Assistente Social Aparecida Jandira Ferreira Aurélio, que faz parte da equipe técnica do grupo, foi possível em outubro de 2003, produzir e lançar um manual denominado “Direitos Sociais –Mulheres com Câncer de Mama”, que vem sendo reeditado e distribuído gratuitamente.

Até o presente momento o Grupo tem sobrevivido de doações de benfeitores, venda de camisetas, bingos e bazares. O Grupo “Amigo do Peito” iniciou seu trabalho com 12 pacientes, hoje tem um cadastro de mais de 550 pacientes.
Em agosto de 2009, conquistou o Atestado de Funcionamento fornecido pelo Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS, e em outubro do mesmo ano conquistou também o Título de Utilidade Pública Municipal.
Considerando o alto índice de diagnóstico de câncer de mama, entre as mulheres brasileiras, os profissionais que coordenam o Grupo têm se empenhado em manter, ampliar e aperfeiçoar as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Apoio “Amigas do Peito”.

Aparecida Jandira F. Aurélio
Sócia Fundadora